sábado, 31 de outubro de 2009

O que são Cadeias Musculares?

São estruturas dinâmicas ou circuitos de forças organizadoras que se propagam em diferentes direções e planos musculares, para assegurar a estática, o equilíbrio e o movimento do corpo.
O corpo deve ser capaz também de perceber, sentir e agir. Portanto ele sempre está em relação a algo.
Nos movemos quando se inicia uma tensão que se propaga e recruta músculos que estão em continuidade, de forma cadenciada. Músculos que se organizam para uma determinada função, portanto a anatomia muscular, óssea, visceral, neurológica, interage na programação da função a ser executada. Porém esta tensão geradora de um circuito de força, organizadora do corpo, se comportará de forma livre quando a amplitude do movimento for ampla e seu desenho harmônico. O circuito depende de como esses vetores de força se relacionam com as articulações.
As regiões do corpo que são solicitadas de forma repetida e constante geram uma sobrecarga de tensão muscular que desconecta esse caminho de força regularmente. A partir daí são criados esquemas de adaptação, de compensação, e quando esses esquemas já não forem suficientes, a doença poderá se instalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário