segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Como se instalam as couraças musculares de Reich

A atitude corporal está relacionada às 7 couraças musculares, ou seja, padrões específicos de acúmulo de tensões musculares ao longo do corpo.
A criança, em uma geração sadia, nasce sem couraças em seu estado de maior vitalidade energética e sem bloqueios ao fluxo energético. À medida que o indivíduo passa por experiências emocionais, as couraças vão se desenvolvendo como uma força de proteção contra impulsos de sua própria personalidade ou de outras pessoas. Caso essas couraças musculares perdurem por muito tempo, dão lugar à rigidez e tensões musculares, mesmo sendo eliminada a causa original. Essas tensões causam um bloqueio energético, restringindo o movimento espontâneo e limitando a auto-expressão.

Em contrapartida a respiração é essencial, pois "levamos a vida do tamanho de nossa Respiração".
Ela corresponde ao primeiro ato vital do ser humano, o qual vai estar presente durante toda a vida. Ao ser cortado o cordão umbilical, o ser humano entra em contato com o mundo através da respiração. É a forma de sentir os outros e o ambiente. Sempre que quisermos sentir menos, respiramos menos, aumentando as tensões e as couraças musculares.
Aliando a respiração ao movimento, é possível reduzir ou eliminar as tensões musculares, melhorando o contato sensorial e emocional com o mundo externo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário