domingo, 22 de novembro de 2009

Como sabermos se uma perna é realmente mais curta que a outra?

Se você nota que pára sempre na mesma posição, para um mesmo lado, e sente que seu corpo talvez esteja meio torto, e às vezes até acha que uma perna parece mais curta que a outra, faça uma breve avaliação sua.
Vá para a frente do espelho e se observe com calma. Compare um lado e o outro do corpo. Sinta como o peso do corpo se distribui entre seus dois pés. É igual ou pende mais para um dos lados? Perceba aos poucos. Está mais para frente ou para trás? Caindo mais para o lado de dentro ou para o lado de fora do pé? Ou o peso está bem no meio do pé?
Como você sente seus ombros, te puxando para trás ou te enrolando para frente? Ou estão numa posição intermediária? É confortável?
E a sua cabeça? Muitas vezes prefere virar para o mesmo lado?
Feche os olhos e sinta seu corpo em silêncio. Você tem uma sensação de afundamento ou de pés fincados no chão, numa atitude de auto crescimento?
Muitos motivos ou compensações farão nosso corpo procurar uma posição confortável mas que muitas vezes não está livre para se mexer como quiser, para onde quiser. E a gente nem percebe isso.

Procure um fisioterapeuta antes que você sinta dor. E principalmente se já estiver sentindo.

Para sabermos o real comprimento dos membros inferiores é preciso em primeiro lugar fazer a avaliação estática e em movimento, do corpo, e a avaliação visceral. Alguns desequilíbrios podem estar relacionados à tensões internas, não só articulares e musculares, mas de toda a fáscia peritoneal. É importante também que façamos uma avaliação da pelve e seu equilíbrio nos vários planos do espaço.
Podemos encontrar algumas situações diversas: a bacia pode estar com a parte anterior dos ilíacos, EIAS, mais baixas que a sua parte posterior (EIPS), indicando uma anterioridade dos ilíacos, ou o oposto, as EIAS mais altas que as posteriores revelando uma posterioridade ilíaca, encontrada mais em homens e nas raças orientais. Essas atitudes colocam as sacro-ilíacas sobrecarregadas; quando em anterioridade os iliacos estão girados anteriores a coxo femoral, e quando em retroversão estão girados posteriores. Mas também podemos ter ao mesmo tempo um ilíaco girado anteriormente e outro posteriormente, indicando uma torsão do tronco. Para o lado que estiver girado anteriormente a coluna lombar é côncava do mesmo lado.
Avaliamos também como o joelho e a coluna lombar se comportam perante o teste específico, e junto com isso devemos anotar a medida dos membros inferiores em decubito e confirmar com o exame radiológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário