domingo, 1 de novembro de 2009

Laban e o movimento funcional e expressivo

Laban desenvolveu um método e uma terminologia para análise do movimento humano que é aplicável a muitas disciplinas: medicina, educação, pedagogia, terapia, antropologia, arquitetura, indústria, teatro e dança. O significado desse método deriva da percepção de Laban de que todo movimento é, ao mesmo tempo, funcional e expressivo. Quaisquer que sejam as tarefas a que as pessoas se dediquem, elas também exprimem algo acerca de si mesmas através de seus movimentos.
Laban buscava um tipo de arte que envolvesse ação e pessoas. Uma dança educativa. Ele não era um artista solitário; pelo contrário, procurava uma arte que necessitasse da participação ativa de um grupo. Seu profundo interesse estava no homem, na sua vida, nos seus movimentos e na sua expressão.
Laban procurava uma dança que não usasse as formas tradicionais de mímica e do ballet clássico. E, definiu um método para treino de dançarinos. A partir daí iniciou estudos de padrões e harmonias espaciais.

O Método Laban é um sistema que descreve e compreende o movimento através de seus quatro fatores componentes - força, tempo, espaço e fluência - e relaciona as influências recíprocas entre as açoes corporais e os processos mentais e emocionais. Os elementos são como as letras e os sons da linguagem falada. Isolados, tanto os elementos como as letras, têm pouco significado. Apenas sua combinação é que os torna significativos pois todos os fatores do movimento ocorrem simultaneamente.
Integrando, conscientemente, a espontaneidade e a fluência (que são inatas no movimento), com o domínio e o controle (adquiridos na idade adulta), desenvolve-se a criatividade de forma orgânica e natural.
Em todo o movimento o peso do corpo ou de qualquer uma de suas partes, é suspenso e carregado numa direção do espaço. Este processo ocorre numa determinada duração de tempo, dependendo de sua velocidade; e é regulado pela fluência do movimento. Portanto, o movimento é a combinação de força, tempo, espaço e fluência que são os quatro fatores componentes do movimento.
O movimento é o resultado da atuação dos quatro fatores, cada um variando quantitativamente entre seus pólos opostos. Deste modo, com relação ao fator força por exemplo, qualquer movimento pode ser fraco, forte ou atingir qualquer graduação entre estes dois pólos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário