sábado, 23 de janeiro de 2010

CoNSciênCia Corp8ral

A Fisioterapia tem uma enorme aliada na terapêutica corporal, a consciência. Consciência do corpo como invólucro de um boneco inflável, que tem volume, peso, textura, ritmo, força, pressão hidropneumática e direção, formado por diversos elementos com funções metabólicas diferenciadas, dependentes entre si, por onde passam caminhos de uma mesma energia vital. Também regido por impulsos psicocomportamentais que orientam atitudes preferenciais. Mas mais do que tudo isso, que traz consigo a essência da vida que está na alma. Sua ligação com o divino, da qual faz parte e não deve se distinguir.
Isso parece simples, mas na pratica está muito distante. Se não temos a consciência do que somos andamos em círculos e só nos ligamos com a matéria. O que é então a consciência?Veremos na filosofia moderna explicações bem distintas da metafísica.
A consciência é um processo? A consciência é uma descoberta? Do indivíduo em relação a ele mesmo e ao outro, portanto interna e externamente, e em relação aos objetos? Ou mais ainda, uma ligação com o sagrado?
A percepção do corpo vai além do palpável. Além do fisiológico, além do movimento coordenado. É a descoberta de si em relação a Deus.

Sendo o corpo um caminho, que seja bem direcionado, para podermos encontrar paz e concentração.

Como seria incrível se todos pudessem conhecer Arlaine Gomes... porque falando de consciência falamos de corpo... e essa descoberta de si por si, pela pele, pela respiração, cheio e vazio, a liberdade do conteúdo e a identificação com o contentor, ela conhece como ninguém.

E como seria bom que todos conhecessem Aline Lando... e sua pesquisa direcionada ao canto, pessoas, abram a garganta, tirem os colares e....respirem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário