quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Minha trajetória profissional

Com 12 anos de idade, bati na porta do Educandário Santista, uma Instituição para crianças carentes em Santos, e sorridente, me apresentei. Eu queria brincar e cuidar das crianças. A senhora que me atendeu, cujo nome já não me lembro mais, muito simpática, me aceitou. E lá fui eu, uma criança, querendo dividir meu mundo e toda minha vivência com outros pequenos que, nem preciso dizer, tinham a mesma idade que eu.... Era uma menina com muitas brincadeiras na idéia, que gostava de literatura, poesia em especial, e expressão corporal. Fiquei por lá pouco tempo mas gostei. Minhas propostas de brincadeiras sempre faziam uma analogia com o corpo, ou escrevendo sobre ele ou desenhando. E passei a frequentar diferentes aulas e cursos ligados ao corpo. Consciência corporal, teatro, dança contemporânea, Tai Chi, natação, várias técnicas de massagem, Capoeira, Do-In, Tui Na. Lia sobre o assunto, Reich, Klauss Vianna, Medicina Chinesa, Piaget, Therese Bertherat, Silvie Lagache.
Mais pra frente montei um Centro de Convivência chamado Mil e Uma Noites cuja finalidade era a expressão infantil através da linguagem falada, escrita, cantada, e corporal. Nessa época, por volta de 1986, comprei alguns computadores e comecei a explorar essa ferramenta com as crianças. Passei a agregar outros estudos, Laban, Eutonia, e a massagem. A partir daí fui me dedicando ao trabalho com crianças no Colégio Afonso Pena, em Santos, Madre Cabrini e Escola da Vila, em São Paulo.
Comecei a dar aula de Consciência Corporal para adultos e nessa mesma época junto com Ana Lúcia Queiroz, Arlaine Gomes e a arquiteta Ornela Flandoli, fizemos o 1o evento A Hora da Dança que levou à público a discussão e o conhecimento do tema com a participação de vários profissionais de renome. Foi uma bela produção! A partir daí dediquei meu trabalho também à produção de eventos musicais. Passei a produzir vários artistas, André Geraissati, Nando Carneiro, Zezo, Arrigo Barnabé, Paulinho Nogueira, Gilberto Gil e muitos outros. Completei a minha mais importante série de obras de arte, meus quatro filhos. Foi então que resolvi me dedicar ao estudo da fisioterapia com calma. Fui para Cuba, para ver de perto, sentir e aprender o que os cubanos sabiam do corpo e como tocá-lo.
Fui conhecer Ivaldo Bertazzo e me formei na Escola do Movimento. Estudei as cadeias musculares também pela visão da RPG, mas observei que não estava em mim essa forma de atuação. Fiz outros estudos na área de neurologia e ortopedia. Me pós graduei pela USP em Traumato Ortopedia e voltei a trabalhar no 3o setor no Ambulatório de Fisioterapia que montei com duas amigas, entre elas Aline Lando. Trabalho que desenvolvo com idosos a mais de 6 anos no bairro da Cidade Dutra, em São Paulo.
Coordeno com a Dra. Aline Lando a equipe de fisioterapia do projeto epidoso, junto à medicina preventiva da Faculdade Paulista de Medicina.
Fiz o curso de Cadeias Fisiológicas com Leopold Busquet e o fisioterapeuta Leonardo Machado, e agreguei boa informação teórica e questões profundas para refletir, além é claro de ter lapidado um pouco mais esse bem sagrado que é " a mão"!

2 comentários:

  1. Olá Ana Claudia, parabéns pelo blog! Gostei de ler seu texto. Sua trajetória é muito rica, interessante e você tem muito a contribuir com seus conhecimentos e sensibilidade.
    Dalva
    (Protocolo de Medicina Transdisciplinar)

    ResponderExcluir
  2. Oi teacher! rs
    Muito legal sua trajetória e muito bem contada! Espero aprender cada dia mais com vc...Bjos

    ResponderExcluir