sábado, 2 de janeiro de 2010

A profissão que exerço

O atendimento de fisioterapia, individual.
A queixa do cliente dá início a anamnese, onde se delimitam a causa da patologia e os acontecimentos físicos e sociais que levaram à ela. Mesmo sendo o motivo da consulta um trauma direto, uma perna fraturada, por exemplo, ou dor nas costas, o atendimento começara pelo local do trauma mas depois irá englobar todo o corpo pois o objetivo principal é a saúde do movimento do corpo e a possibilidade da manutenção desta.
A anamnese, a avaliação e os exames registram como o corpo se encontra. A partir daí começam os atendimentos que são semanais, com 50 minutos de duração. O cliente fará exercícios em casa durante algum tempo e depois irá espaçando as sessões. O trabalho consiste em desprogramar músculos com tensão excessiva, realinhar articulações, aliviar tensões de toda a fascia, inclusive na cavidade torácica e abdominal, e se necessário for, no crânio, suprimindo a dor. Num segundo momento é feito o reequilibrio e a reprogramação do movimento, coordenado e organizado.

O atendimento em grupo, com até 3 pessoas, que pode ser uma ou duas vezes por semana e tem uma hora de duração.
De uma forma eficaz o que buscamos é o bem estar através do movimento. Isso se traduzirá por auto estima, um sono de melhor qualidade e disposição para as atividades do dia a dia. Iniciamos com a percepção do corpo desde seu conteúdo mais interno e as sensações que advém disso pois são uma ferramenta importante na criação espontânea dos movimentos. O corpo também desenvolverá habilidade e força a partir de um controle motor a ser lapidado através do movimento. A força, aliada a flexibilidade por ajustes ósseos articulares precisos geram energia suficiente em forma de vida. Diversos objetos são utilizados durante as aulas, bolas de vários tamanhos, faixas, cordas, panos, rolos, prancha de pilates, etc.



Atendimento em domicílio, tanto para fisioterapia quanto para massagem e drenagem linfática. Há uma equipe de profissionais a disposição. A duração dos atendimentos é de 50 minutos.

Atendimento à empresas que oferecem fisioterapia preventiva aos seus funcionários garantindo assim o conforto necessário na execução dos movimentos feitos durante o trabalho. Sem dor, com conforto e disposição. Uma equipe de fisioterapeutas realiza os atendimentos, no próprio ambiente de trabalho, duas vezes ao dia, com 15 minutos de duração. Método Ana Claudia Queiroz.

A coordenação da equipe de Fisioterapia do Projeto Epidoso, setor de medicina preventiva da Escola Paulista de Medicina junto com a Dra Aline Lando.

Os estudos sobre o corpo me levaram às cadeias musculares e articulares e seu funcionamento. Essas leituras fantásticas mais a experiencia prática me mostraram que o corpo tem uma multiplicidade de caminhos, não só musculares e articulares, mas caminhos fisiológicos que abrangem todo o tecido conjuntivo. Duas possibilidades distintas nos apresentam durante toda a vida, a liberdade ou o aprisionamento do movimento, conhecer o corpo e cuidar dele é a escolha que podemos fazer com sucesso. E é sobre essa perspectiva de liberdade que apóio e aprofundo meu trabalho. Um corpo saudável é um corpo que busca ser livre e expressivo.

Maiores informações por anavasconcellosqueiroz@gmail.com
ou pelo telefone 11.28340120.

Nenhum comentário:

Postar um comentário