quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Luis Coelho, fisioterapeuta...

Pouco nos deparamos com questões filosóficas e matemáticas ao observarmos os fisioterapeutas em suas explanações, sejam elas verbais ou escritas. Os próprios leigos, pacientes de uma forma geral, quando pensam na fisioterapia pensam em parar de sentir dor e logo relacionam com levar choquinho.... que coisa triste.... porém essa ciência, tão enriquecedora, que traz consigo a propria questão filosófica pois encerra em si a ideia da transformação permanente, vai muito além da idéia banal construída no decorrer dessas cinco décadas!
Faço um link aqui com Luis Coelho, fisioterapeuta português, que apresenta ao mundo uma reflexão contundente. Em uma de suas postagens ele fala do filósofo austríaco Karl Popper e a teoria das propensões.
"O pensamento de Popper sobre a probabilidade e a mecânica quântica, bem como sua trajetória nesses problemas, estão bem documentados, pelo próprio filósofo, em A Teoria dos Quanta e o Cisma na Física (Popper, 1989), em Autobiografia Intelectual (Popper, 1977), além de A Lógica da Pesquisa Científica (Popper, 1974). Contudo, quando a autobiografia foi finalizada, em 1975, e quando ele redigiu, em 1982, o prefácio ao Cisma na Física, estava em curso um forte envolvimento seu com o campo da controvérsia sobre os fundamentos da teoria quântica, envolvendo não só considerações filosóficas mas também considerações científicas, teóricas e experimentais. Na mesma época, essa controvérsia sofria uma transformação, adquirindo, entre os físicos, a legitimidade de uma controvérsia científica, e não mais uma querela filosófica.
Karl Popper desenvolveu, nos últimos 15 anos de sua vida, portanto como um octogenário, uma intensa atividade intelectual no âmbito da controvérsia dos quanta, em especial, com uma intensa colaboração com os críticos mais extremados da teoria quântica; um processo pouco conhecido fora dos meios especializados nesse campo da física, e, por isso, ausente da literatura histórica e filosófica relacionada tanto ao pensamento popperiano quanto à mecânica quântica."

Nenhum comentário:

Postar um comentário